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O que você vê, nem sempre é o que você recebe

Imagine essa situação: você foi até uma loja, escolheu uma blusa incrível e, chegando em casa, a peça estava bem diferente do que você havia “visto”? Ou então foi escolher a cor de tinta para a sua sala nova e, quando começou a pintura, estava completamente diferente? Pois é, todos nós em algum momento da vida, já passamos por algo semelhante. E você sabe por que isso ocorre?

Conforme o Light Designer Plínio Godoy, este efeito (principalmente nos tecidos) chama-se “metamerismo”: um fenômeno onde duas amostras coloridas são iguais sob uma determinada fonte de luz, mas diferentes em outra condição de iluminação. “Ele ocorre porque as fibras dos tecidos não são de mesmas cores, assim algumas são mais destacadas que outras dependendo do espectro da luz emitida”, comenta Plínio.

 

ÍNDICE DE REPORDUÇÃO DE COR (IRC) OU COLOUR RENDERING (CRI)

Criado em 1965 pela Comission Internationale de l´Eclairage (CIE), o IRC ou Ra se tornou o método mais utilizado para avaliar a capacidade das fontes de luz de representar as cores vistas pelo olho humano.

Um objeto ou superfície pode ser visto sobre diferentes tonalidades dependendo da fonte de luz que o ilumina. O IRC corresponde a uma escala que varia de 0 a 100, sendo esta medida relacionada à luz natural, ou seja, quanto mais o IRC de uma fonte de luz se aproximar de 100, maior será a fidelidade de reprodução de cor baseada na luz solar.

Atualmente o método elaborado pelo CIE consiste em testar as fontes de luz em 15 cores pré-estabelecidas e relacioná-las com a luz do dia. Neste caso, é medido o valor em porcentagem de desvio de cada cor – quanto maior a diferença entre a fonte testada e a fonte de luz de referência (solar), menor será o IRC.

Estas são as cores que o IRC considera atualmente:

Para uma boa reprodução das cores devemos avaliar o equilíbrio da reprodução das 15 cores nominadas de R1 a R15 – em especial o R9 que se refere aos tons vermelhos, que é a cor mais crítica quando a fonte de luz é LED.

Índices de reprodução de cores iguais, por exemplo, não significam que as fontes possuem a mesma reprodução de todas as cores. Espectros de luz mais completos teoricamente possuem reprodução de cor melhor, mesmo com um IRC igual, isto porque possui espectro de cores contínuo, mais parecido com a luz do sol.

 

IRC>70

 

IRC>80

 

IRC>90

Observe como a reprodução das cores é mais uniforme, quando o IRC>90.

Para corrigir as limitações do IRC, pesquisadores e a indústria da iluminação têm discutido sobre novas metodologias para avaliar de forma mais precisa e eficaz a maneira que as fontes reproduzem as cores, mas isso é assunto para outro texto.

 

 

Fontes:

ABILUX Associação Brasileira da indústria da iluminação

Konica Minolta

Departamento de Pesquisa Luxion